
A istração do Aeroporto Júlio Belém informa que recebeu um Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM), enviado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em resposta ao pedido de restrição parcial do aeródromo para recapeamento da pista.
Dado que a interdição é parcial, ela não resultará em prejuízo aos voos comerciais, como os da companhia aérea Azul, bem como aos voos gerais, particulares e aeromédicos.
A restrição foi solicitada pela própria istração do aeródromo, sob orientação da Prefeitura Municipal de Parintins. O objetivo é dar continuidade aos serviços de qualificação da infraestrutura e ao recapeamento de 600 metros da pista, conforme exigências da ANAC, como explica o diretor do aeródromo, Jean Jorge.
“Estamos buscando soluções para que o aeroporto funcione com mais qualidade e segurança para a população. Esta semana, solicitamos a restrição parcial das operações pelo período de 60 dias, de 18 de abril a 18 de junho, para que possamos realizar o recapeamento total dos primeiros 600 metros da pista do Aeroporto Júlio Belém”, explica Jean Jorge.
Ele informa que a prefeitura está contratando uma empresa para garantir a qualidade da obra e buscará apoio técnico da Aeronáutica para sua supervisão, além da realização de outras atividades operacionais.
“A Prefeitura está executando serviços na pista do aeroporto com o objetivo de garantir as operações de aeronaves durante o Festival Folclórico de 2025. Na próxima semana, o prefeito Mateus Assayag participará de uma reunião com a Aeronáutica, a fim de que técnicos acompanhem a obra e assegurem seu sucesso”, destaca Jean.
O aeroporto é uma das principais portas de entrada para Parintins, e outras manutenções, como a limpeza das faixas e a ativação de sistemas de aproximação, também estão sendo realizadas para preparar o aeródromo para a operação de diversos tipos de aeronaves, garantindo a segurança das operações aéreas durante todo o ano, especialmente no período do Festival Folclórico de Parintins.
Leia mais: