window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeroporto de Viracopos fica parado por cerca de 30 minutos após suposto avistamento de pessoa na pista

A noite do último domingo, dia 13 de outubro, ficou marcada por uma situação inusitada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), quando as operações precisaram ficar paralisadas por cerca de 30 minutos após um aviso de suposto avistamento de uma pessoa cruzando a pista.

O vídeo a seguir, captado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, mostram o momento em que o controlador de tráfego aéreo instruiu a arremetida de um avião que estava aproximando para pouso. Inicialmente, o controlador reportou que o motivo seria um animal na pista, porém, nas mensagens seguintes, informou que o reporte teria sido de uma pessoa:

Como visto nas cenas acima, logo depois do pouso de um avião, o controlador instruiu ao voo seguinte: “Azul 4789, inicie procedimento de aproximação perdida conforme carta de arremetida, foi reportado animal correndo para a pista. Chame São Paulo na frequência 135.75”. Isso aconteceu por volta das 22h42.

Um tempo depois, quando o piloto de outro voo perguntou sobre alguma previsão de retomada das operações, o controlador respondeu: “Foi um reporte, na verdade, de incursão de pista, e estão fazendo a varredura no campo. Estamos aguardando”.

O piloto, ainda não tendo compreendido que se tratava de uma pessoa, perguntou qual era o tipo de animal, e o controlador respondeu: “Na verdade, não foi animal, acabei me confundindo. Foi uma pessoa que provavelmente teria cruzado a pista. Mas não tem nem certeza, está investigando”.

Em seguida, o tripulante perguntou se foi algum piloto que reportou o avistamento da pessoa, ao que o controlador respondeu que foi um fiscal de pátio.

As mensagens acima descritas, desde a arremetida, podem ser ouvidas no áudio a seguir (Nota: as conversas estão compiladas, sem o espaçamento real de vários minutos entre algumas das mensagens):

Além das comunicações na frequência do controle de tráfego aéreo, algumas mensagens trocadas por pessoal de solo também podem ser ouvidas no vídeo a seguir, publicado pelo perfil “chumbinho nas nuvens”:

Como consequência, aviões que chegavam a Campinas naquele momento precisaram ser colocados em órbitas (trajetórias de espera em voo) enquanto a situação era verificada, como mostra a imagem a seguir:

Imagem: FlightRadar24

Ao longo do tempo da ocorrência, é possível ver no vídeo a movimentação de luzes de alguns veículos em diversos pontos do aeródromo, enquanto as equipes do aeroporto faziam a verificação em busca de encontrar a suposta pessoa.

Até a publicação desta matéria, não havia informações oficiais que permitissem confirmar se realmente houve a invasão e, em caso afirmativo, se a pessoa foi encontrada.

As decolagens e os pousos voltaram a ocorrer por volta das 23h15, portanto, cerca de meia hora após a arremetida do avião.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias