window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeroportos de Santa Catarina batem recorde no 1º trimestre com alta de 62% em voos e cargas internacionais

Imagem: Zurich Airport Brasil

A movimentação de ageiros e cargas internacionais segue como destaque do setor aéreo em Santa Catarina. No primeiro trimestre de 2025, ambos os segmentos registraram crescimento acima de 62% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Santa Catarina tem assumido esse protagonismo de ser a conexão do Brasil com várias partes do mundo. Já tínhamos essa tradição com nossos portos, que são os melhores do País e nos conectam, por meio de rotas comerciais, a mais de 200 países. Agora, isso tem se ampliado para nossos aeroportos, com voos diretos para a América do Sul, América Central e Europa”, destaca o governador Jorginho Mello.

O estado se consolidou como a terceira maior movimentação de ageiros internacionais do Brasil, com mais do que o dobro do quarto colocado, que é Brasília. A movimentação de cargas internacionais também vem crescendo de forma consistente. São números que se refletem em nossa economia e indicam que um trabalho bem feito dá resultados”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.

Durante os três primeiros meses de 2025, aram pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis 551,8 mil ageiros — 66,5% a mais do que no mesmo período do ano ado. O número já representa mais da metade de toda a movimentação registrada em 2024.

Essa posição de Santa Catarina é resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado, liderado pelo governador Jorginho Mello, e de toda a rede envolvida no turismo. Estamos no radar mundial, e esse é apenas o começo. Com nossa diversidade de destinos, infraestrutura qualificada e o acolhimento que é nossa marca, vamos continuar atraindo olhares e investimentos para consolidar nosso estado como um destino completo e competitivo”, acrescenta a secretária de Turismo, Catiane Seif.

A movimentação de cargas internacionais cresceu 62,2% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Foram 1,8 mil toneladas — quase 40% de toda a movimentação registrada no ano ado.

Os números domésticos também seguem positivos. Entre janeiro e março, foram 1,7 milhão de ageiros, 5,5% a mais do que no mesmo período de 2024. Florianópolis foi o aeroporto mais movimentado, com 926,5 mil ageiros, seguido por Navegantes (556,9 mil), Chapecó (134,9 mil), ville (124 mil), Jaguaruna (25,5 mil) e Correia Pinto (3,6 mil ageiros).

Setor de cargas

O setor de cargas domésticas cresceu 9,3% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Foram movimentadas 3,2 mil toneladas, com destaque para os aeroportos de Florianópolis e Navegantes, que registraram 1,4 mil e 1,3 mil toneladas, respectivamente.

No total, somando cargas domésticas e internacionais, os aeroportos de Santa Catarina movimentaram 5,5 mil toneladas no primeiro trimestre — 23,6% a mais do que em 2024. Já o total de ageiros, somando os fluxos doméstico e internacional, chegou a 2,3 milhões no período, o que representa um crescimento de 15,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Outro voo com Airbus A321 para retirar brasileiros dos EUA vai...

0
A 10ª operação no ano de 2025 para deportação de brasileiros dos Estados Unidos de volta ao Brasil está programada para decolar nessa semana