
A direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) anunciou o fim da Campanha Salarial 2022/2023 com as empresas comerciais na noite da terça-feira, 20 de dezembro.
Segundo o comunicado do Sindicato, 99,54% da categoria aprova a pauta de atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias). Dirigentes sindicais realizaram assembleias em 15 e 16 de dezembro para consultar trabalhadores e trabalhadoras.
Com isso, reajustes nos salários, pisos, VA e VR de acordo com o INPC (Índice Nacional do Preço do Consumidor) já entram em vigor na próxima folha de pagamento.
O SNEA representa companhias aéreas como Azul e Gol. A Latam, que realiza negociações em separado, teve a pauta também aprovada pelos profissionais da aviação civil nas assembleias realizadas pelo SNA em 29 e 30 de novembro.
Proposta de atualização da CCT das empresas aéreas
Além do reajuste nos salários, pisos, VA e VR de acordo com o INPC do período, que representa o índice de 5,97%, o SNA afirma que a categoria também vai ser beneficiada com duas novas cláusulas: o direito à folga agrupada mensal e garantia semestral de levar filhos de até seis anos ao médico.
Na proposta anterior, que contou com 100% de rejeição dos aeroviários e aeroviárias, empresas apresentaram como proposta uma série de retiradas de direitos trabalhistas da CCT e da Regulamentação Profissional em troca do reajuste salarial de acordo com o INPC e não aceitaram a inclusão de nenhuma cláusula social, descreve o Sindicato.
Categoria vota pelo fim da Campanha Salarial 2022/2023
Durante as assembleias, profissionais foram informados pelos dirigentes sindicais que, em caso de recusa da proposta de atualização da CCT, restariam duas alternativas: levar as negociações para mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) ou mobilização para uma greve.
As companhias aéreas apresentaram a proposta final e não estavam mais dispostas a dar continuidades às negociações. Diante do quadro, a maioria optou por aprovar a nova CCT, que já entra em vigor na próxima folha de pagamento.
Greve dos aeronautas nos aeroportos
No comunicado dessa terça-feira, a direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários parabenizou a mobilização da categoria dos Aeronautas com seu movimento de greve, em função do ime nas mesas de negociação.
Como esse não foi o caso da categoria aeroviária, nenhum indicativo de paralisação foi apresentado aos trabalhadores e trabalhadoras.
A entidade finalizou destacando que está sempre disponível para atender a vontade da maioria e, sempre que a categoria definir a mobilização por uma greve, dirigentes sindicais vão se organizar para parar as atividades nos aeroportos, como já ocorreu por diversas vezes.
Informações do Sindicato Nacional dos Aeroviários