
A Agência Federal de Transporte Aéreo aprovou o projeto da nova fuselagem da aeronave SJ-100, de acordo com um comunicado da UAC (United Aircraft Corporation). A fuselagem foi modificada para a instalação de sistemas e unidades russas, além de simplificar o processo de produção e manutenção da aeronave.
Desde junho de 2023, foram realizados muitos voos de testes com o novo avião. Atualmente, as primeiras cópias em série das aeronaves com a nova fuselagem estão sendo montadas na fábrica em Komsomolsk-on-Amur.
A aprovação dessa mudança permitirá a produção do SJ-100 de acordo com a documentação de projeto em série, visando a operação da primeira aeronave apenas com componentes russos em 2024, conforme instruções do governo russo.
O próximo o será obter a aprovação dos sistemas fabricados na Rússia, em substituição a importações, e do motor PD-8.
O programa de substituição de importação de sistemas e componentes do SJ-100 é considerado importante para a Rússia, num momento em que as sanções ocidentais limitam o o russo a componentes, após a invasão da Ucrânia.
A aprovação do projeto da fuselagem confirma sua segurança e conformidade com as normas de aeronavegabilidade. A Agência Federal de Transporte Aéreo disse que está constantemente monitorando os processos de certificação das aeronaves domésticas, garantindo sua conformidade com os padrões necessários.