window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Agentes de segurança pública são capacitados em operação de drones para segurança e defesa na Amazônia

Imagem: Censipam

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), por meio do Centro Regional de Manaus (CR-MN), promoveu uma capacitação em operação de drones para agentes da Segurança Pública, Forças Armadas e órgãos de inteligência. O treinamento, que ocorreu de 22 a 26 de abril, teve como objetivo proporcionar aos participantes habilidades essenciais para o uso seguro e eficaz de aeronaves remotamente pilotadas Classe 3.

No primeiro dia, os alunos receberam instruções detalhadas sobre a legislação pertinente ao emprego de drones, fornecendo-lhes um entendimento abrangente das regulamentações vigentes. Nos dias subsequentes os participantes foram conduzidos por uma série de aulas práticas ministradas pela equipe de instrução do CR-MN.

Durante essas sessões, os alunos aprenderam técnicas de pilotagem segura, incluindo a prevenção e resolução de falhas durante o voo, aspectos importantes para assegurar uma operação sem incidentes.

Após uma semana intensiva de prática, no último dia do curso, em 26 de abril, os alunos foram reintroduzidos à sala de aula para aprender sobre os sistemas (SISANT e SARPAS) necessários para o registro de equipamentos, pilotos e solicitação de autorizações de voo. Além disso, foram discutidas as diversas possibilidades de aplicação dessas tecnologias, abrangendo áreas como lazer, defesa, segurança pública e geotecnologia.

O curso contou com a participação presencial de uma gama de órgãos parceiros, destacando-se a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) – FAB, o Serviço Regional de Infraestrutura da Aeronáutica de Manaus (SERINFRA-MN) – FAB, o 9º Distrito Naval – MB, o Batalhão de Polícia Ambiental – AM, o Comando Militar da Amazônia – EB, o 2º Grupamento de Engenharia – EB e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Essa colaboração interinstitucional reforça o compromisso conjunto com o aprimoramento das capacidades de segurança e defesa na região.

Informações do Exército Brasileiro

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Em evento, Qatar Cargo apresentará Sama, a primeira tripulante de cabine...

0
A Qatar Airways Cargo, reconhecida como referência em inovação no transporte aéreo de cargas, está pronta para exibir sua mais recente inovação digital na principal feira de carga aérea e logística do mundo. A companhia se orgulha de ser a primeira do setor a desenvolver uma tripulante de cabine alimentada por inteligência artificial