
A próxima aeronave a equipar a frota da Azul Linhas Aéreas já saiu da Polônia e está sendo preparada para a companhia brasileira.
O jato Airbus A330-900neo de matrícula OO-ABF foi fabricado em 2019 numa encomenda original da Air Berlin, que declarou insolvência e fechou as portas. Logo depois, ele foi reado para a Rwand Air, de Ruanda, que desistiu de operar o modelo.
Apenas em 2021 foi que a aeronave entrou em serviço comercial, pela Air Belgium. Esta, após três anos voando com o avião, falou que seu motor era malfeito e decidiu também por não ter mais o modelo na frota, mas continuou operando o jato até o último dia 26 de outubro, em aluguel para a LOT Polish Airlines.
A empresa polaca operava o A330neo de maneira fixa na rota Varsóvia – Nova York (JFK), de maneira a suplementar os seus Boeings 787. Agora, com o fim do contrato, a Air Belgium será substituída pela portuguesa EuroAtlantic nesta rota da LOT, operando com o 777-200ER.
Ontem, dia 29 de outubro, o A330neo voou de Varsóvia para o Aeroporto de Tarbes, nos Pirineus ses, um conhecido local de estocagem, manutenção, pintura e desmontagem de aeronaves, convenientemente próximo da principal fábrica da Airbus, em Toulouse.
Neste pequeno aeroporto, o jato será preparado para a Azul, incluindo configuração de interior e pintura externa. No Brasil, o avião terá a matrícula PR-ANE. Ainda não existe uma data publicamente conhecida para a chegada do avião no país, mas deve ocorrer até o final do ano.
