
Na sexta-feira, dia 1º de julho, um Airbus A380 da Emirates foi visto após a aterrissagem em Brisbane, na Austrália, com um rasgo significativo na fuselagem. Após um pouso sem intercorrências, foram encontrados danos na carenagem superior da barriga do lado esquerdo, juntamente com danos no trem de pouso da aeronave.
Ainda não há informações oficiais, mas, segundo a mídia local, a aeronave de matrícula A6-EVK chegava do voo EK-430, proveniente de Dubai, quando algo teria explodido no trem de pouso, quando ele ainda estava recolhido e com o avião em aproximação. A imprensa está tomando por base relatos locais, sobretudo de entusiastas, que comentaram que o piloto teria informado isso ao controle de tráfego aéreo.
Apenas uma investigação poderá identificar as causas e, até lá, o incidente deverá permanecer um mistério, já que algo desse tipo é muito incomum. As fuselagens das aeronaves têm estruturas reforçadas, ao ponto de permitir inferir que, o que quer que tenha sido, liberou uma forte energia para causar tamanho rasgo, aparentemente de dentro para fora.
O A380 não pôde retornar imediatamente a Dubai e aguarda reparos. A aeronave envolvida possui uma pintura especial do Museu do Futuro de Dubai. Abaixo, um vídeo da TV australiana sobre o evento em Brisbane.
A plane has landed in Brisbane, with a hole in the side of its fuselage after a wheel exploded in the undercarriage. Emirates flight EK430 took off from Dubai yesterday before one of its wheels erupted shortly after retracting. https://t.co/VZ3A1mr5 #7NEWS pic.twitter.com/pskyF9pkiB
— 7NEWS Brisbane (@7NewsBrisbane) July 2, 2022