O maior avião do mundo em operação, o Airbus A380, realizou na sexta-feira, 25 de março, seu primeiro voo com um motor alimentado por combustível completamente sustentável.

A aeronave, que pode levar mais de 500 ageiros, já não está mais em produção, mas seu protótipo continua servindo como plataforma de testes para que a Airbus continue evoluindo.
De matrícula F-WWOW, o primeiro A380 a ser construído no mundo realizou um voo de 3 horas e 10 minutos, sendo o primeiro com combustível completamente sustentável, ou seja, sem mistura com combustível comum, alimentado um dos seus quatro motores.
Apesar de a Airbus ainda não ter divulgado a composição deste combustível de aviação sustentável (chamado de SAF), ela tem utilizado no seu avião menor, o A350, uma mistura de esteres e ácidos graxos hidroprocessados.
Quem revelou que a fabricante sa usou 100% SAF no voo da sexta-feira foi o canal Eurofilms do YouTube, que registrou o pouso do A380 que apresentava os dizeres “100% Combustível Sustentável de Aviação a bordo”, em inglês, conforme se observa no vídeo abaixo. Espera-se que a Airbus fale a respeito deste voo nos próximos dias.
O uso de SAF tem sido uma maneira de as fabricantes e companhias aéreas combaterem a emissão de poluentes, enquanto aviões com novas tecnologias de combustível, como hidrogênio e elétricos, não são lançados.
