
A Airbus firmou um acordo definitivo com a Spirit AeroSystems para a aquisição de ativos industriais voltados para seus programas de aeronaves comerciais. Este o estratégico permitirá que a Airbus fortaleça sua cadeia de suprimentos e assegure a continuidade das operações em suas principais linhas de produção.
De acordo com o processo, a Airbus assumirá a propriedade de várias instalações da Spirit AeroSystems, incluindo:
- Kinston, Carolina do Norte, EUA, responsável por seções do fuselagem do A350;
- St. Nazaire, França, também dedicado a seções do fuselagem do A350;
- Casablanca, Marrocos, onde são produzidos componentes para os modelos A321 e A220;
- A produção de pylons do A220 em Wichita, Kansas, EUA;
- A fabricação de asas do A220 em Belfast, Irlanda do Norte;
- A produção da parte média do fuselagem do A220, que também ocorrerá em Belfast, a menos que a Spirit AeroSystems encontre um comprador adequado para essa parte da instalação.
Adicionalmente, a Airbus irá adquirir a produção de componentes de asas para os modelos A320 e A350 em Prestwick, Escócia. A Spirit AeroSystems planeja vender o site de Subang, Malásia, para um proprietário de terceiros.
O valor da compensação foi ajustado para refletir o novo escopo da transação, conforme estipulado no termo de compromisso vinculativo anunciado em 1º de julho de 2024.
A Airbus receberá um pagamento de US$ 439 milhões da Spirit AeroSystems, sujeito a certos ajustes na hora do fechamento do acordo. As condições e o impacto financeiro deste acordo estão alinhados com as estimativas preliminares de EBIT ajustado e fluxo de caixa livre antes do financiamento ao cliente, conforme a orientação da Airbus para 2025, divulgada em 20 de fevereiro de 2025.
Com essa operação, a Airbus busca garantir a estabilidade do fornecimento para seus programas de aeronaves comerciais, adotando uma abordagem mais sustentável, tanto operacional quanto financeiramente, para pacotes de trabalho essenciais.
O fechamento da transação e a transferência oficial das operações estão previstos para o terceiro trimestre de 2025, dependendo das aprovações regulatórias e de outras aprovações habituais.
Além disso, a Airbus também firmou um memorando de entendimento com a Spirit AeroSystems, no qual a Airbus concordou em fornecer linhas de crédito sem juros no montante total de US$ 200 milhões.
Esses recursos serão utilizados pela Spirit AeroSystems para apoiar os programas da Airbus, reforçando ainda mais a parceria entre as duas empresas.