window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Airbus apresenta maquete do seu cargueiro A350F, destacando a grande porta de carga do deck principal

A Airbus apresentou um mock-up do seu cargueiro A350, destacando a grande porta de carga do deck principal como um dos recursos-chave do modelo. Embora a Airbus ainda não tenha detalhado oficialmente uma tabela de carga útil-alcance, já indicou alcances de 4.550 milhas náuticas com 111 toneladas e 4.700 milhas náuticas com 109 toneladas. A empresa pretende que o cargueiro entre em serviço em 2026.

A porta de carga do deck principal da aeronave – que o fabricante nomeia como ‘XL’ – terá uma largura de 4,3 metros. Segundo as especificações do ano ado, a abertura da porta seria de pouco menos de 4,2 metros. A Airbus afirma que será a “maior porta de carga do mercado”.

“A porta XL é projetada para o transporte de todos os motores ultrafans atuais e futuros e a entrada de uma só vez de itens mais longos”, acrescenta a empresa. “Oferece folgas confortáveis e operações de solo seguras e fáceis, minimizando o risco de danos à estrutura circundante, evitando atrasos e cancelamentos de voos”.

Os modelos 777F da Boeing e 777-300ERSF da Israel Aerospace Industries possuem portas de convés principal com largura de 3,7 metros. A Boeing indica que o 777-8F também terá uma porta de 3,7 metros.

A Airbus projetou o cargueiro A350 – a ser chamado de -1000F – com uma fuselagem de 70,8 metros, mais curta que o ageiro -1000, mas mais longa que o -900. A empresa já garantiu pedidos para 55 aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias