
A Airbus apresentou ao público seu protótipo totalmente elétrico CityAirbus NextGen, antes de seu voo inaugural ainda este ano. O CityAirbus da classe de duas toneladas, com envergadura de aproximadamente 12 metros, está sendo desenvolvido para voar com alcance de 80 km e atingir velocidade de cruzeiro de 120 km/h, para potencialmente realizar operações em grandes cidades.
A revelação coincidiu com a inauguração do novo centro de testes CityAirbus em Donauwörth, na Alemanha, que será dedicado a testar sistemas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs).
O centro, que faz parte do investimento contínuo e de longo prazo da Airbus em Mobilidade Aérea Avançada (AAM), iniciou suas operações com a inicialização do CityAirbus NextGen em dezembro de 2023 e agora será usado para os testes restantes exigidos antes do protótipo realizar o voo inaugural no final do ano. Esses testes abrangem os motores elétricos com seus oito rotores, bem como os demais sistemas da aeronave, como controles de voo e aviônicos.
“Lançar o CityAirbus NextGen pela primeira vez é um o importante e muito real que estamos dando em direção à mobilidade aérea avançada e ao nosso futuro produto e mercado. Obrigado à nossa comunidade, equipe e parceiros em todo o mundo por nos ajudarem a tornar isso uma realidade”, disse Balkiz Sarihan, Chefe de Mobilidade Aérea Urbana da Airbus.
Leia mais: