A Airbus iniciou as entregas para as companhias aéreas dos primeiros A350 equipados com os novos monitores de cabine sensíveis ao toque.

Especialmente desenvolvidos para o A350 em conjunto com a Thales, eles proporcionarão maior eficiência operacional, maior interação da tripulação, simetria da cabine e gerenciamento de informações mais suave.
Nessa quarta-feira, 18 de dezembro, a companhia aérea China Eastern Airlines recebeu em Toulouse o primeiro Airbus A350 equipado com os novos dispositivos. Até o momento, cerca de 20 companhias aéreas selecionaram a opção para seus novos A350.
Das seis telas grandes do cockpit do A350, três agora podem se tornar sensíveis ao toque: as duas telas externas e a tela do centro inferior. Esses monitores agora oferecem capacidade de tela de toque para os pilotos ao apresentar aplicativos EFB (Electronic Flight Bag). Esse novo método de entrada complementa o teclado físico existente integrado à mesa retrátil na frente de cada piloto e também a “unidade de controle do teclado-cursor” (KCCU) do teclado e a trackball localizada no console central.

A nova tecnologia, que foi recentemente certificada para o A350 pela EASA em novembro, facilita os gestos de zoom e pinça e dará mais flexibilidade e melhor interação entre os dois pilotos, especialmente durante os seguintes cenários:
- (a) antes da decolagem (para calcular o desempenho da decolagem ao inserir dados no sistema de gerenciamento de voo FMS);
- (b) a bordo / cruzeiro (para ar as cartas de navegação em rota); e
- (c) durante a preparação para aproximação (para consultar as tabelas das terminais antes de inserir os dados no FMS).
Além disso, durante as fases de alta carga de trabalho do voo, a capacidade da tela sensível ao toque reduz a necessidade de os pilotos fazerem várias entradas do cursor e evita que eles tenham que alternar entre diferentes telas ao usar os aplicativos EFB de forma colaborativa na tela central inferior.
A Airbus divulgou um vídeo explicativo do novo cockpit de tela sensível ao toque do A350. Confira a seguir (em inglês):