window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Airbus decide encerrar sua linha aérea de carga operada com aeronaves Beluga

A Airbus encerrará as operações de sua jovem divisão Airbus Beluga Transport, criada para atender à demanda por transporte de carga de grandes dimensões. A decisão foi anunciada 14 meses após a empresa aérea obter sua certificação.

A Airbus estabeleceu a Airbus Beluga Transport como uma companhia aérea e obteve um certificado de operador aéreo francês em novembro de 2023. No entanto, a fabricante agora afirma que a decisão de “encerrar” a empresa foi tomada, resultando na suspensão imediata de todos os voos operados pela frota de A300-600ST.

Em um comunicado à FlightGlobal, Airbus informou que “o projeto de fechamento começou recentemente e ainda é cedo para prever uma data de conclusão.” A empresa também destacou que uma de suas principais prioridades nesse momento é apoiar seus funcionários durante o processo social que se segue ao encerramento das operações.

Até o momento, Airbus não detalhou os motivos que levaram à decisão de fechamento, que acontece três anos após o início das operações de charter da divisão, que visavam explorar o mercado externo para o transporte de cargas.

A Airbus Beluga Transport tinha como objetivo utilizar cinco aeronaves A300-600ST para transportar cargas como satélites, motores ou helicópteros, especialmente em um cenário onde outros modelos de alta capacidade, como o Antonov An-124, se tornaram menos disponíveis.

Os A300-600ST estavam sendo transferidos da unidade interna de logística da Airbus, a Airbus Transport International, que realiza o transporte de aerostruturas entre as instalações de fabricação da empresa.

No ano ado, a Airbus havia anunciado que, como parte do desenvolvimento da nova companhia aérea, contratou 60 funcionários e planejava empregar vários pilotos da Airbus Transport International, enquanto treinava uma nova equipe de pilotos para a nova transportadora.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias