window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Airbus e ITA Airways se juntam para desenvolver a mobilidade aérea urbana na Itália

CityAirbus NextGen – Imagem: Airbus

A Airbus e ITA Airways am um Memorando de Entendimento para colaborar entre si no desenvolvimento da mobilidade aérea urbana (UAM) na Itália. As duas empresas explorarão a criação de serviços UAM personalizados, identificando casos de uso estratégicos para soluções de mobilidade sem emissões.

O acordo prevê uma abordagem conjunta para as partes interessadas da mobilidade local, a fim de integrar parceiros para o lançamento seguro e sustentável de operações com o veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) CityAirbus NextGen, atualmente em desenvolvimento. As partes também concordam em identificar casos-piloto com o objetivo de garantir a aceitação pública da UAM, demonstrando o valor agregado que ela pode trazer para as comunidades.

“A parceria entre a ITA Airways e a Airbus começou com a evolução de uma negociação para aquisição de aeronaves comerciais mais modernas, confortáveis ​​e ecologicamente corretas, equipadas com tecnologias de ponta”, disse Alfredo Altavilla, presidente da ITA Airways. “Com este acordo, nossa parceria se expande para o segmento de mobilidade aérea urbana para uma oferta mais ampla, centrada no cliente, inovadora e sustentável”.

O CityAirbus NextGen é um veículo totalmente elétrico equipado com asas fixas, cauda em forma de V e oito hélices movidas a eletricidade como parte de seu sistema de propulsão distribuído de design exclusivo. Ele foi projetado para transportar até quatro ageiros – incluindo um piloto – em voos de emissão zero para múltiplas aplicações. O CityAirbus NextGen está sendo desenvolvido para voar com alcance operacional de 80 km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h.

“Este acordo é testemunho do forte relacionamento entre a Airbus e a ITA Airways. É uma oportunidade de alavancar nossa ambição e avançar em novas soluções de mobilidade aérea para voos verticais de emissão zero, em apoio às nossas cidades e comunidades no final desta década”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus.

A ITA Airways é a companhia aérea de bandeira italiana. Foi criada em 2021, tendo a sustentabilidade como um dos pilares do seu plano de negócios. A empresa tem demonstrado interesse em projetos inovadores para descarbonizar a aviação, como o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana por meio de eVTOLs. Recentemente, a ITA Airways comprou diretamente 28 aeronaves do fabricante, incluindo sete A220, 11 A320neos e 10 A330neos. O A350 também se juntará à frota da empresa neste verão.

Informações da Airbus

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Estudante tenta enganar governo em grande esquema reembolsos por agens aéreas...

0
Um estudante italiano foi acusado de tentar desviar dinheiro do governo local da Sicília através de um engenhoso esquema de agens aéreas