Início Mercado

Airbus escolhe quem vai desmontar três grandes A380 que estão sendo retirados de atividade i1q3q

F-WOWW em testes | Foto: Clément Alloing

A VAS Aero Services, líder global em logística de aviação e serviços aftermarket, foi escolhida pela Airbus para gerenciar a desmontagem e a redistribuição de material usado e aproveitável (USM) de três aeronaves Airbus A380 que estão sendo retiradas de serviço. 3r24g

Este novo contrato eleva para 13 o total de aeronaves A380 adquiridas pela VAS para desmontagem e redistribuição de peças.

Em 2018, a VAS firmou parceria com o arrendador internacional The Dr. Peters Group para a desmontagem da primeira aeronave A380 designada para esse fim. Com esta colaboração recente com a Airbus, a VAS reafirma sua especialização em desmontagem da plataforma A380 e na coleta de peças USM.

“Este projeto com a Airbus é uma prova adicional da expertise da VAS em desmontagem da plataforma A380 e na redistribuição de peças usadas”, afirmou Tommy Hughes, CEO da VAS. “Desde o início, identificamos a plataforma A380 como uma oportunidade de crescimento no mercado aftermarket e continuamos a investir agressivamente em aeronaves A380 ao final de vida útil para disponibilizar componentes críticos ao mercado global de operadores de aeronaves de fuselagem larga.”

A VAS gerenciará a desmontagem das aeronaves (que incluem as fuselagens com números de série MSN 61, 66 e 84) em parceria com a Tarmac Aerosave, uma empresa líder em armazenamento, manutenção e reciclagem de aeronaves, localizada em Tarbes, França.

As peças coletadas serão posicionadas na Europa para garantir fácil o aos clientes em todo o mercado EMEA, aproveitando a rede vital de vendas de peças sobresselentes da VAS que atende MROs e companhias aéreas na região.

Os motores das aeronaves também estarão disponíveis para locação, além de serem colhidos para peças USM em alta demanda, conforme relata a VAS.

Com as entregas da plataforma Boeing 777X adiadas até, no mínimo, 2026, há uma crescente dependência do A380 para atender à necessidade de grandes aeronaves de longo alcance, observa Tommy.

Essa demanda está pressionando a disponibilidade de inventário de peças USM de qualidade para os ativos A380 existentes, estimados em até 175 aeronaves em operação em todo o mundo.

“O momento é oportuno para um programa focado na aposentadoria de aeronaves A380 ao final de sua vida útil e na monetização do valor residual de suas peças aproveitáveis,” disse Tommy. “Como um Parceiro Ideal para arrendadores e operadores de aeronaves, a VAS oferece uma expertise inigualável na desmontagem de aeronaves e na revenda de peças colhidas através de nossa rede de vendas aftermarket mundial. Ajudamos a transformar a aposentadoria de aeronaves em receita e um forte retorno sobre o investimento,” afirmou Tommy.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.