
A Airbus está em negociações com a China para um potencial grande pedido de aviões, às vésperas da visita à França do presidente chinês Xi Jinping, de acordo com informações divulgadas por duas fontes próximas ao assunto.
De acordo com a Reuters, o líder chinês tem agendada para o próximo mês a sua primeira viagem à Europa em cinco anos e fontes diplomáticas afirmam que o comércio estará no topo da agenda, em meio às crescentes tensões entre União Europeia e China.
Historicamente, a China tem sinalizado grandes pedidos de jatos para coincidir com visitas de estado. No entanto, as negociações entre a Airbus e a agência de compras chinesa CASC devem ser concluídas em breve e não há garantia de que resultem em um acordo, disseram as fontes. Uma delas mencionou que o pacote poderia envolver centenas de jatos, mas a outra fonte ressaltou que as negociações estão em estágio preliminar.
A Airbus não quis comentar e a CASC não pôde ser contatada imediatamente para comentar.
Em abril do ano ado, a Airbus concordou em construir uma segunda linha de montagem na China para a sua família de aviões de corredor único A320neo durante uma visita de estado à China do presidente francês Emmanuel Macron. A manobra visa fortalecer o o ao segundo maior mercado de aviação do mundo.
A Airbus, que ultraou a Boeing como fornecedora para a China durante um aprofundamento do atrito entre Washington e Pequim, também obteve aprovação para entregar 160 jatos já vendidos, mas as expectativas europeias de novos pedidos não se concretizaram durante aquela visita.
A data da visita de Xi à França ainda não foi confirmada, mas fontes diplomáticas citaram os dias 6 e 7 de maio.