Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Airbus anuncia hoje, 22 de janeiro, que a Turkmenistan Airlines fez um pedido de duas aeronaves A330-200 enger-to-Freighter (P2F), a versão convertida do avião de ageiros, tornando-se um novo cliente da fabricante.
O pedido marca a primeira vez que uma aeronave Airbus é vendida no Turcomenistão. O A330-200P2F permitirá à companhia aérea desenvolver e aumentar ainda mais sua rede de rotas de carga internacional. As entregas da aeronave estão previstas para 2022, tornando a Turkmenistan Airlines a primeira operadora desse tipo na Ásia Central.
O programa A330P2F é uma colaboração entre a ST Engineering Aerospace, a Airbus e sua t venture Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW). O programa de conversão de ageiros para cargueiros do A330 foi lançado em 2012, resultando na devolução do protótipo A330P2F à Airbus no final de 2017.
A ST Engineering tinha o programa e o líder técnico para a fase de desenvolvimento de engenharia, enquanto a EFW é o titular e proprietário de todos os Certificados de Tipo Suplementar (STCs) para os programas atuais de conversão do Airbus, incluindo o A330P2F, e lidera a fase de industrialização e marketing para esses programas. A Airbus contribui para o programa com os dados do fabricante e e de certificação.
O A330-200P2F pode transportar até 61 toneladas de peso para mais de 7.700 km, oferecendo mais volume de carga e menor custo por tonelada do que outros tipos de aeronaves cargueiras disponíveis com alcance semelhante. Além disso, incorpora tecnologias mais recentes do que as presentes em outros cargueiros concorrentes, incluindo controles fly-by-wire, oferecendo às companhias aéreas benefícios operacionais e econômicos adicionais.
Além do A330-200P2F, o programa A330P2F possui ainda a variante A330-300P2F (clique para conhecer mais).