
Após apresentar em dezembro a versão de cabine executiva de sua aeronave Alice, antes revelada apenas como cargueira, a Eviation Aircraft, fabricante israelense de aeronaves totalmente elétricas, segue avançando com seus ensaios de solo em preparação para a primeira decolagem do projeto.
Alice é uma aeronave de carga, ou de nove ageiros e dois tripulantes, ou ainda de seis ageiro e dois tripulantes na versão executiva, que não produz emissões de carbono, reduz significativamente o ruído e custa uma fração para operar por hora de voo em relação às aeronaves como motores convencionais.
Na data de hoje, 24 de janeiro, a Eviation publicou um vídeo mostrando oficialmente algumas cenas dos movimentos que tem feito em solo com a Alice, conforme já vinha sendo reportado por mídias em todo o mundo nas últimas semanas:
Apesar dos testes de solo e da publicação do vídeo, a empresa ainda não informou uma data definida para a primeira decolagem, mas ela não deve demorar a chegar.
Segundo entrevista de Omer Bar-Yohay, CEO da Eviation, ao The Air Current, eles estão realizando testes praticamente duas vezes por semana desde dezembro, já tendo atingido 50 nós (92,6 km/h) e buscando chegar aos 80 nós (148 km/h) ainda neste mês de janeiro.
O CEO afirmou que a aeronave não deve superar muito mais do que estes 80 nós até que seja feito o primeiro voo, portanto, a previsão é de que a decolagem possa ocorrer dentro de algumas semanas.
A aeronave é alimentada por duas unidades de propulsão elétrica magni650 da magniX, os únicos sistemas de propulsão elétrica comprovados em voo nesta escala de utilização.
O sistema de bateria de volume único e alta densidade de energia é feito de células de bateria atualmente disponíveis e não depende de avanços futuros. O avançado sistema fly-by-wire é fabricado pela Honeywell, líder de mercado em tais sistemas.
Segundo a fabricante, essas tecnologias comprovadas e os elementos de design facilitam e são confiáveis para os pilotos fazerem a transição perfeita para voar na Alice, e criarão uma experiência superior de voo de ageiros, acelerando o caminho da aeronave para o mercado.
No luck on high speed this morning with Eviation’s Alice, but it was on the move this morning doing low speed testing. pic.twitter.com/WzOKdnAn4R
— JDL (@photoJDL) January 21, 2022
Menos barulhento por um fator de mais de 100 durante a decolagem e o cruzeiro em comparação com suas contrapartes a jato, a cabine da Alice é ultra silenciosa, permitindo que os ageiros conversem ou simplesmente apreciem a vista sem interrupções. A aeronave pressurizada poderá transportar uma carga útil de 2.500 libras (1.134 kg) e terá um alcance de 440 milhas náuticas (814 km).
Na versão de transporte de cargas, já conquistou uma encomenda de 12 unidades para a gigante alemã de logística DHL Express.
Air cargo is going #electric! We are proud to share that today we write aviation history with @DHLExpress as they are the first to order 12 #AllElectric Alice eCargo planes. https://t.co/iqU6qIuOii pic.twitter.com/qmaolq3IC3
— Eviation Aircraft (@EviationAero) August 3, 2021
Com informações da Eviation