
O alto executivo da Etihad Airways, Arik De, foi acusado de criar um perfil falso no LinkedIn que foi usado para destacar o sucesso da própria companhia aérea e do executivo em questão, além de “denegrir” os rivais e tentar convencer líderes de outras companhias aéreas a discutir suas perspectivas de carreira.
O perfil no LinkedIn foi rapidamente excluído após as revelações serem tornadas públicas pelo site View From the Wing, colocando Arik De, Diretor de Receita e Comercial da Etihad, sob os holofotes para verificar se ele teve algum envolvimento na criação ou uso do perfil falso. Várias capturas de tela, no entanto, ainda estão disponíveis na matéria original (algumas delas reproduzidas abaixo).
O perfil usava o nome Ivander Sebastien, que se ava como Diretor de Atendimento ao Cliente e Experiência na Ethiopian Airlines. No entanto, não há registro de uma pessoa com esse nome ocupando essa posição na Ethiopian Airlines.

Ivander Sebastien também figura no LinkedIn como tendo ocupado posições na companhia aérea Qantas, na LATAM da América do Sul e na Iberia da Espanha. Novamente, não há evidências para sugerir que essa pessoa já ocupou essas posições.
A suposta fraude veio à tona quando Willy Boulter, atual diretor comercial da companhia aérea de baixo custo indiana IndiGo, fez uma longa publicação no LinkedIn, denunciando um “certo Diretor de uma companhia aérea do Oriente Médio”.
“Um certo Diretor de uma companhia aérea do Oriente Médio criou (ou fez outra pessoa criar para ele) uma identidade falsa no LinkedIn para promover sua reputação e coletar informações de uma maneira, digamos, desonesta”, escreveu Boulter.

“O perfil fraudulento é de Ivander Sebastien (já ‘desmascarado’ por outro sagaz colega nosso) e tem sido usado para envolver a mim e a outros na indústria sobre nossas aspirações profissionais e assuntos semelhantes.” Boulter continuou: “Na verdade, essa personagem Ivander tem apenas uma característica confiável – que frequentemente e consistentemente menciona o quão maravilhoso trabalho seu criador está fazendo.”
Além de tentar, supostamente, oferecer a Boulter um emprego inexistente e depois sugerir que Boulter se aposentasse, a pessoa por trás do falso perfil no LinkedIn geralmente falava sobre como a Etihad Airways estava indo bem, com a ajuda de Arik De.

Em uma postagem, a pessoa por trás do perfil falso elogiou o desempenho da atual liderança da Etihad, ao mesmo tempo que desvalorizou a equipe de gestão anterior.
Quem está realmente por trás do perfil continua um mistério, embora a suspeita, é claro, recaia sobre Arik De. Por que o perfil foi criado e qual é o seu propósito também continua desconhecido.
Ao invés de ajudar a promover a Etihad ou Arik De, parece ter causado o efeito contrário e, de fato, irritado vários executivos de companhias aéreas concorrentes que podem cruzar caminhos com líderes seniores da Etihad num futuro próximo.
