
A American Airlines estaria preparando um pedido para aquisição de novas aeronaves e a expectativa é que o anúncio seja feito no dia 4 de março. De acordo com informações obtidas pelo insider de aviação JonNYC, a companhia aérea pode estar de olho na aquisição de aeronaves Airbus A350 como potenciais substitutas para os aviões Boeing 777-200 em processo de envelhecimento.
Esperava-se que a American Airlines fizesse um pedido de novas aeronaves narrowbody, ou de corredor único. O próprio CEO da companhia, Robert Isom, havia indicado aos empregados em julho ado que a empresa iria precisar de novas aeronaves e que não seria surpresa se houvesse um compromisso com aeronaves de corredor único no futuro.
No entanto, a informação recente aponta para a possível encomenda de aeronaves widebody, ou de corredor duplo. Isso seria uma mudança de direção para a companhia aérea que nos últimos sete anos tem tentado reduzir a diversidade de sua frota.
O CEO da American Airlines, assim como muitos outros, expressou insatisfação com a Boeing. No entanto, acredita-se que a empresa possa conseguir um negócio melhor com a fabricante para a aquisição de aeronaves MAX a fim de substituir as mais antigas, Airbus A319, A320 e algumas 737-800.
A inclusão da A350 na frota, por sua vez, seria uma reviravolta na estratégia da American Airlines dos últimos 7 anos, já que vinha tentando diminuir a diversidade. Isso ocorre depois de a empresa ter se desfeito de muitas aeronaves durante a pandemia, incluindo os modelos 767 e 757 da Boeing e também aeronaves Airbus A330.
No entanto, a companhia argumenta que essa decisão de simplificar sua frota de widebodies a posicionou bem para o futuro. Assim, será interessante ver se a possível inclusão da Airbus A350 se concretizará.
