window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Anac abre tomada de subsídios para aprimorar formação de pilotos agrícolas

Aeronave agrícola

Com o objetivo de aprimorar a formação de pilotos agrícolas brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu a Tomada de Subsídios nº 2/SPL/2024, que colherá contribuições sobre os requisitos de formação dessa categoria de pilotos. As sugestões podem ser enviadas pelo Portal Participa+Brasil, na seção Opine Aqui, até o dia 16 de agosto. Para enviá-las, é necessário estar logado na plataforma gov.br.

Atualmente, o país conta com pouco mais de 2.000 pilotos agrícolas de avião e apenas 20 pilotos de helicóptero com habilitação válida para atuar nas atividades de apoio à agricultura.

Diante da falta de mão de obra disponível no mercado agrícola e dos riscos inerentes à atividade, a Anac convida os interessados a enviar contribuições com o objetivo de orientar os esforços da Agência na revisão dos regulamentos associados à formação de pilotos agrícolas.

A tomada de subsídios busca coletar a percepção dos interessados sobre os requisitos atuais e servirá como uma etapa inicial do processo de revisão dos regulamentos. A Agência busca propostas concretas de modificação de currículos e/ou duração dos cursos e requisitos de experiência.

A pesquisa também inclui questões acerca da necessidade de treinamento recorrente, treinamento para operações contra incêndio e uso de diferentes modelos de aeronaves e DGPS (GPS Diferencial) durante a formação desses profissionais.

Os requisitos para a habilitação desses pilotos estão descritos na Subparte N do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) n° 61, e os detalhes sobre o curso teórico e prático requerido encontram-se na IS 141-007D.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias