window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ANAC avança no modelo de vertiportos com projetos da Vertimob e PAX Aeroportos

Imagem ilustrativa

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) firmou, na última sexta-feira, 11 de abril, os termos específicos de issão para o desenvolvimento do modelo de vertiporto que será adotado no Brasil.

As empresas Vertimob Infrastructure Ltda. e PAX Aeroportos, selecionadas por meio de chamamento público, vão elaborar e testar soluções inovadoras para os locais de pouso e decolagem de eVTOLs (sigla em inglês para electric vertical take-off and landing), veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.

Os projetos contemplarão temas como o leiaute da área de pouso e decolagem das aeronaves, trajetórias de aproximação final e decolagem, capacidade de e das infraestruturas físicas, sistema de combate a incêndio, espaço físico para manutenção, reparo e serviços de apoio, requisitos de ruído aeronáutico, segurança operacional e controle de o adequado (facilitação e security).

O objetivo é realizar testes e análises conforme o modelo de sandbox regulatório, permitindo o desenvolvimento da infraestrutura adequada para a operação desses equipamentos, com geração de benefícios sociais, econômicos e ambientais.

O processo será supervisionado pela ANAC e, futuramente, poderá contribuir para a definição dos requisitos de segurança aplicáveis aos vertiportos.

Seleção

O projeto do sandbox regulatório de vertiportos foi iniciado em junho de 2024, com a publicação do edital de chamamento. Após as análises, a ANAC selecionou as empresas que demonstraram capacidade técnica, grau de desenvolvimento do projeto e potencial de avanço regulatório. Ao todo, 38 propostas foram apresentadas à comissão de avaliação e julgamento.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias