window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ANAC certifica aeronave acrobática Extra NG para operação no Brasil após visita técnica na Alemanha

Imagem: Divulgação ANAC

Nesta terça-feira (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que emitiu o Certificado de Tipo para o modelo Extra NG, produzido pela fabricante alemã Extra Aerobatic Aircraft. O modelo, validado para uso no Brasil após um processo de cinco meses, foi originalmente certificado pela European Union Aviation Safety Agency (EASA), a autoridade de aviação civil europeia.

A rápida emissão do Certificado de Tipo destaca a eficiência dos acordos de cooperação técnica entre a EASA e a ANAC, que facilitam a entrada de novas aeronaves nos países membros e ampliam as operações para operadores brasileiros e europeus. Durante o processo de validação do Extra NG, a equipe da ANAC realizou análises documentais e uma visita técnica à cidade de Hünxe, na Alemanha.

O modelo Extra NG é um avião acrobático de dois lugares, com alto desempenho, construído com material compósito de fibra de carbono, equipado com motor alternativo único e hélice de três ou quatro pás.

A aeronave foi projetada para executar movimentos acrobáticos de alta performance dentro de seus limites operacionais. Ela pode alcançar uma velocidade máxima de cruzeiro de 161 nós na categoria acrobática e opera a uma altitude máxima de 3.048 metros.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias