
O Aeroporto de Araguaína, no Tocantins, recebeu nesta semana o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O documento foi emitido após o operador do aeródromo comprovar o atendimento aos requisitos regulamentares de infraestrutura e segurança operacional exigidos pela Agência. Divulgadas nos dias 12 e 13 deste mês no Diário Oficial da União (DOU), as Portarias nº 3.206 e nº 3.214, que concede os certificados operacionais aos aeroportos de Londrina/PR e Araguaína/TO, respectivamente.
Com a certificação emitida pela ANAC, o aeroporto de Araguaína, istrado pela prefeitura municipal, poderá operar aeronaves de pequeno porte, compatíveis com o código de referência 2C ou inferior, além de autorização especial para operações com ATR-72.
As certificações operacionais ficam condicionadas à manutenção pelos operadores aeroportuários da infraestrutura avaliada, no âmbito dos processos, por meio dos quais as outorgas foram concedidas.
15 certificações em 2020
Com a emissão dos dois certificados concedidos em novembro, para os Aeroportos de Araguaína (TO) e Londrina (PR), já são 15 o total de outorgas emitidas aos operadores aeroportuários em 2020 pela ANAC. Em maio, os aeroportos de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira no Amazonas receberam o certificado da Agência.
Informações da ANAC