window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ANAC divulga o Relatório Anual de Segurança Operacional da aviação em 2020

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou nesta quarta-feira (1), em sua página na internet, o Relatório Anual de Segurança Operacional (RASO) 2020. O documento tem por objetivo fornecer, ao longo de suas seções, informações sobre diversos aspectos das ocorrências aeronáuticas, especialmente as ocorridas entre 2016 e 2020. O objetivo é promover o estímulo à melhoria contínua do desempenho do transporte aéreo e da proteção e defesa das operações do setor. 

Em sua 13ª edição, o RASO traz pela primeira vez alguns parâmetros já adotados por outras organizações de referência na aviação como o caso do Fatality Risk, métrica amplamente utilizada pela International Air Transport Association (IATA) e pela autoridade americana Federal Aviation istration (FAA), dentre outras instituições. 

Pelo segundo ano consecutivo, o relatório apresenta o acompanhamento das metas do Plano de Supervisão da Segurança Operacional (PSSO) do ano de 2020, as atividades do Programa de Prontidão USOAP-CMA e a Gestão de Recomendações de Segurança, iniciativas fundamentais para o acompanhamento do setor aéreo, para a padronização dos normativos e práticas da aviação brasileira aos padrões internacionais e a implementação efetiva das lições aprendidas pelo sistema de aviação civil a partir das evidências advindas das ocorrências aeronáuticas. 

Nesta edição, foi feita contextualização dos resultados do monitoramento do desempenho da segurança operacional da aviação, sob diferentes perspectivas, tendo em vista os impactos sem precedentes à aviação causados pela pandemia de Covid-19. 

O RASO é um dos principais instrumentos que reúne e busca comunicar informações de relevância para o gerenciamento da segurança operacional da aviação civil brasileira. A análise dos dados sob diferentes parâmetros e categorizações ajuda a identificar necessidades específicas de atuação, tanto da Agência quanto dos agentes do setor, com o objetivo de melhorar o nível da segurança operacional da aviação civil brasileira. 

Confira todas as edições do Relatório Anual de Segurança Operacional publicados pela ANAC.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

FAB celebra Aviação de Patrulha, a linha de frente na defesa...

0
Atuando 24 horas por dia, a Aviação de Patrulha cobre mais de 13 milhões de km² e é peça-chave na defesa do mar territorial brasileiro.