
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lançou nesta terça-feira, 17 de dezembro, a série “Asas do Conhecimento”, uma iniciativa que disponibiliza manuais de conhecimento aeronáutico para pessoas interessadas em ingressar nas profissões da aviação civil, bem como para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos.
Este projeto integra o programa estratégico “Asas para Todos”, cujo objetivo é fomentar a diversidade, inclusão, capacitação e formação na aviação civil brasileira, tornando o conhecimento ível a todos.
Ao todo, serão publicadas 17 apostilas. No momento, estão disponíveis três manuais no portal da ANAC. Confira:
Introdução à Aviação: a apostila aborda a história da aviação, com destaque para a aviação civil brasileira e a criação da ANAC como órgão de fiscalização e regulação. O material também traz conhecimentos básicos para pilotos em formação, além de informações úteis para pilotos já certificados que buscam avançar em suas carreiras, obtendo licenças e habilitações específicas.
Construção de Aeronaves: este manual apresenta uma introdução à estrutura das aeronaves, detalhando os principais componentes e sua funcionalidade.
Tomada de Decisão: o material aborda a Tomada de Decisão Aeronáutica (TDA), que é uma abordagem sistemática do raciocínio aplicado pelos pilotos para determinar, de forma consistente, o melhor curso de ação diante de diferentes cenários.
Asas para Todos
Criado pela ANAC, o programa “Asas para Todos” é uma iniciativa estratégica que integra o pilar social da Política de Sustentabilidade da Agência. O objetivo principal é ampliar a participação de diferentes segmentos da população no setor de aviação civil, promovendo atividades voltadas para estudantes de baixa renda, mulheres, profissionais da área, ageiros e servidores da ANAC.
O programa busca ser um grande pacto pela diversidade e inclusão social na aviação civil brasileira, em parceria com o governo, setor aéreo, universidades e a sociedade em geral.
O “Asas para Todos” visa fortalecer o ensino aeronáutico, garantir mão de obra qualificada e democratizar a formação de pilotos. Ele inclui ações educativas e parcerias que ampliam o o à formação profissional no setor aéreo e ajudam a preservar a memória histórica da aviação.
Leia mais: