
Entre os dias 11 e 13 de junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou, em Bogotá, na Colômbia, da Conferência Internacional de Slots, realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association – IATA).
O encontro contou com a presença de mais de 1.300 participantes, representantes de 300 aeroportos coordenados, 250 companhias aéreas, 90 patrocinadores e expositores de todo o mundo.
A ANAC participou de um dos principais painéis da conferência, que abordou a harmonização de regras de coordenação de slots (horários de pouso e decolagem em aeroportos). Ao todo, foram realizadas cerca de 55 reuniões de ajustes de slots com empresas aéreas de todo o mundo para os aeroportos de Guarulhos (GRU), Recife (REC), Congonhas (CGH) e Santos Dumont (SDU).
Eficiência na alocação de slots
O processo de coordenação de slots harmonizado com o padrão internacional proporciona previsibilidade e garantias na implementação da malha aérea global. Além disso, o evento contribuiu para a capacidade dos aeroportos e para a melhoria das operações da aviação civil comercial.
A atuação da Agência no encontro incluiu a realização de reuniões com outros coordenadores internacionais e representantes de países da América Latina, como México e Costa Rica, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de coordenação de slots nesses países. Atualmente, a ANAC é considerada uma referência nesse assunto.
Informações da ANAC
Leia mais: