window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Para harmonização de regras de aviação, ANAC participa de Conferência Internacional de Slots na Colômbia

Aeroporto de Bogotá – Imagem: Boarding2Now, via Depositphotos

Entre os dias 11 e 13 de junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou, em Bogotá, na Colômbia, da Conferência Internacional de Slots, realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association – IATA).

O encontro contou com a presença de mais de 1.300 participantes, representantes de 300 aeroportos coordenados, 250 companhias aéreas, 90 patrocinadores e expositores de todo o mundo.

A ANAC participou de um dos principais painéis da conferência, que abordou a harmonização de regras de coordenação de slots (horários de pouso e decolagem em aeroportos). Ao todo, foram realizadas cerca de 55 reuniões de ajustes de slots com empresas aéreas de todo o mundo para os aeroportos de Guarulhos (GRU), Recife (REC), Congonhas (CGH) e Santos Dumont (SDU).

Eficiência na alocação de slots

O processo de coordenação de slots harmonizado com o padrão internacional proporciona previsibilidade e garantias na implementação da malha aérea global. Além disso, o evento contribuiu para a capacidade dos aeroportos e para a melhoria das operações da aviação civil comercial.

A atuação da Agência no encontro incluiu a realização de reuniões com outros coordenadores internacionais e representantes de países da América Latina, como México e Costa Rica, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de coordenação de slots nesses países. Atualmente, a ANAC é considerada uma referência nesse assunto.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias