
Reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no setor aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizará, no dia 6 de junho de 2024, a 5ª edição do evento Aviação Sustentável.
O tema deste ano será “Combustíveis Sustentáveis de Aviação” e contará com a participação de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A ANAC tem concentrado esforços para garantir a sustentabilidade no setor aéreo, inclusive buscando viabilidade econômica para a produção de combustíveis fabricados a partir de fontes renováveis.
Na ocasião, serão revelados os aeroportos e as empresas aéreas com as melhores classificações nos programas Aeroportos Sustentáveis e Sustentar, que incentivam, avaliam e classificam os participantes por iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação.
O evento Aviação Sustentável acontecerá presencialmente no auditório da sede da Agência, em Brasília (DF), e terá transmissão ao vivo no canal oficial da ANAC, no YouTube, a partir das 15h:
Aeroportos Sustentáveis
O programa Aeroportos Sustentáveis, criado em 2019 por meio do projeto-piloto Aeródromos Sustentáveis, tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da gestão ambiental em aeroportos e disseminar as iniciativas sustentáveis adotadas pelos operadores aeroportuários, além de promover a redução dos impactos da aviação civil sobre o meio ambiente.
Trata-se de um instrumento de incentivo não regulatório que conta com a adesão voluntária dos aeroportos, os quais são avaliados quanto à aderência de suas iniciativas aos critérios do programa. Esses critérios buscam refletir as melhores práticas de sustentabilidade aeroportuária.
Sustentar
A iniciativa Sustentar é um desdobramento do programa Aeroportos Sustentáveis, direcionado às empresas brasileiras de transporte aéreo. O objetivo é promover a adoção das melhores práticas de gestão ambiental, além de disseminar as ações sustentáveis realizadas pelos operadores aéreos nacionais. A participação no programa é voluntária.
Informações da ANAC
Leia mais: