window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ANAC simplifica regras e dá mais autonomia às organizações de manutenção com nova norma

Imagem: Helisul

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a atualização da Instrução Suplementar (IS) nº 145-001, que favorece a gestão das Organizações de Manutenção (OM), proporcionando mais autonomia e agilidade às empresas.

A revisão da norma está alinhada com as diretrizes do Programa +OM, lançado em 2023, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento dessas organizações. A nova versão da IS 145-001 está em vigor desde o dia 1º de novembro.

Entre as principais novidades, destaca-se a possibilidade de criação de instalações fixas adicionais vinculadas à base de manutenção registrada em Especificações Operativas (EO). Dessa forma, elimina-se a necessidade de certificar a nova instalação como uma oficina independente ou base secundária.

Contudo, essas instalações adicionais devem estar localizadas no mesmo aeródromo, na mesma cidade ou em regiões próximas, facilitando a expansão operacional das empresas.

Outra alteração significativa visa esclarecer que as OMs certificadas para trabalhar com hélices e órios podem, além de realizar reparos e ajustes, também remover e reinstalar esses componentes diretamente, desde que tenham capacidade técnica para o serviço. Essa medida dispensa a contratação de terceiros, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

As inovações da IS 145-001 conferem maior dinamismo ao setor de manutenção aeronáutica, diminuindo burocracias e custos operacionais, ao mesmo tempo que fortalecem a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias