
A Antonov State Enterprise, a empresa estatal ucraniana, conseguiu usar os motores que se salvaram do avião gigante destruído An-225 Mriya em suas aeronaves An-124 Ruslan. O vice-diretor geral da empresa, Maksym Sanotskyi, revelou que três dos seis motores foram desmontados e consertados, dos quais dois já estão sendo usados em aviões An-124.
Conforme relata o site ucraniano Avianews, atualmente, a Antonov possui cinco aeronaves An-124 Ruslan baseadas na cidade alemã de Leipzig. Os motores da Mriya foram instalados nelas, já que ambos os modelos de aeronave usam motores do mesmo tipo D-18T.
Antes da invasão russa, um dos motores foi removido da Mriya para ser colocado no An-124, que faria um voo comercial. De acordo com o mecanismo de trabalho da empresa, o objetivo era que os motores fossem rotacionados entre as aeronaves.
Na noite anterior à invasão, o motor que faltava foi instalado na Mriya, conforme afirmou o piloto-chefe Dmytro Antonov. No entanto, não houve a autorização da alta istração da Antonov para evacuar o avião. Agora, as autoridades da Ucrânia estão investigando a situação e o ex-chefe da empresa estatal está sendo processado por, entre outras coisas, a destruição do An-225.