
Bem devagar, a Cubana de Aviación vai retomando os voos com sua frota de aviões russos, e o primeiro dos seus IL-96 voltou à ativa. A empresa da ilha caribenha sancionada pelos EUA, é uma estatal, mas estava havia muitos anos sem fazer voos com aviões próprios, recorrendo à fretamentos de empresas europeias para transportar turistas e cubanos fora da ilha.
Recentemente, um jato russo Tupolev Tu-204 foi colocado de volta à ativa, já que a Rússia historicamente tem problemas para fornecimento de peças e a invasão da Ucrânia só agravou a situação.
Agora, o seu maior avião, o IL-96, fabricado pela russa Ilyushin, voltou após uma extensa manutenção feita na Rússia desde o ano ado: se aram 14 meses entre a ida da aeronave e o seu retorno.
Com esta aeronave, a Cubana pretende retomar as operações próprias de longo curso, inclusive para a Argentina, Brasil e Venezuela. Durante o Programa Mais Médicos do governo federal brasileiro, a aeronave foi a principal usada para trazer os profissionais da saúde cubanos para o Brasil, assim como levar eles de volta em 2018.
Cubana de Aviación received its IL 96-300 aircraft at the José Martí International Airport after checks and repairs for 14 months in Russia.#aircraft pic.twitter.com/eHKwMjumua
— FL360aero (@fl360aero) December 3, 2023