
Ao longo desta semana, acompanhamos a curiosa repercussão que gerou a agem de um caça A-4 Skyhawk II da Marinha do Brasil pelo Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, entre sua chegada, na quarta-feira, 9, e a partida na quinta-feira, 10, que incluiu até um “tchauzinho” conforme o vídeo abaixo nesta matéria.
Ao chegar à capital mineira na quarta-feira, o piloto do jato militar encontrou condições meteorológicas desfavoráveis ao seu pouso (chuva com visibilidade limitada), optando por efetuar uma arremetida (desistência do pouso e aplicação de potência para voltar a ganhar altura) quando se aproximava da cabeceira 13 para seu pouso. Como sempre, um procedimento padrão executado para garantir a segurança de voo.
O procedimento acabou por causar espanto e até medo em muitos moradores das Zonas Leste, Central e Oeste, sobrevoadas pelo estrondoso avião enquanto o piloto fazia o percurso de retorno para a Região da Pampulha. Na segunda aproximação, as condições eram melhores e o pouso foi concluído.
Note no relato a seguir a data da publicação, na manhã do dia 9 de fevereiro:
Pousou um avião ainda pouco no aeroporto da Pampulha fazendo um barulho assustador.
— Thiago Reis (@thiagoreisbh) February 9, 2022
Vários moradores da região fazendo o mesmo relato. Parecia estar voando mais baixo do que o normal e fazendo muita “força na aceleração”
No mínimo estranho!!!
Depois, na quinta-feira, dia 10, em um dia de meteorologia mais favorável, durante sua partida o piloto do caça da Marinha aproveitou para fazer uma despedida especial.
Conforme o vídeo abaixo, após decolar ele retornou para uma agem sobre a pista da Pampulha com o tradicional “wing wave”, o balanço de asas que os pilotos utilizam para dar um “tchau” a quem está em solo observando. Em seguida, o jato é visto em uma linda subida praticamente na vertical, até desaparecer nas nuvens.
Por sinal, infelizmente muitas pessoas e páginas compartilharam este vídeo da despedida no dia 10 e acusaram falsamente o AEROIN de publicar informação errada sobre a arremetida. Como descrito acima, a arremetida foi no dia 9, durante a chegada, e a agem baixa foi no dia seguinte.
Confira a seguir as imagens e o belo som da decolagem e da agem baixa de despedia:
A quem tem a curiosidade de saber o porquê do caça A-4 da Marinha ter ido ao Aeroporto da Pampulha, segundo explica Roberto Caiafa em seu canal no YouTube, a Marinha do Brasil, através do seu Comando de Aviação Naval e da Capitania Fluvial de Minas Gerais, realizou cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Aeronaval na cidade de Belo Horizonte (MG).
O video a seguir, de autoria de Caiafa, mostra algumas imagens da cerimônia e do jato militar. Abaixo, deixamos também a sugestão de outro vídeo, que mostra a retirada do A-4 do hangar e a partida: