window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Após avião da LATAM parar na grama ao pousar, Aeroporto de Chapecó-SC volta a operar nesta manhã

A aeronave sendo removida, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Portal Chapecó

Pouco mais de 12 horas após ter suas operações paralisadas devido a um incidente aeronáutico, o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, de Chapecó-SC, voltou a ser aberto para pousos e decolagens nesta manhã de terça-feira, 1º de abril.

Como amplamente repercutido desde a noite de ontem, o Airbus A319 de matrícula PR-MYM, da LATAM Brasil, ou reto ao final da pista (excursão de pista, ou “runway excursion” / “runway overrun”) durante o pouso do voo LA-3276, proveniente do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

A aeronave parou em uma área de grama após o final da pista, próxima à cerca perimetral do aeroporto, mas não houve colisão com nenhum objeto e nem ferimentos a nenhum dos ageiros e tripulantes.

Entretanto, devido aos trabalhos de desembarque, coleta de informações e evidências para investigação e movimentação da aeronave de volta para o pavimento, o aeroporto ficou sem poder receber pousos e decolagens, causando cancelamentos de vários voos até esta manhã.

Por fim, a Voe Xap, concessionária que istra o Aeroporto de Chapecó, emitiu uma nota por volta das 10h30 desta terça-feira, para informar que os trabalhos foram finalizados e a pista liberada:

“A Voe Xap, concessionária do Aeroporto de Chapecó, informa que, em atenção ao incidente registrado na noite da última segunda-feira (31), atuou integralmente em conjunto com a Latam e concluiu a remoção da aeronave às 9h desta terça-feira (1º).

Com a operação finalizada, o aeroporto já retomou as operações normalmente. As causas do incidente serão investigadas pelos órgãos competentes.

Orientamos os ageiros com voos agendados a entrarem em contato diretamente com suas companhias aéreas para mais detalhes sobre suas viagens.”

Em função da remoção da aeronave, a companhia aérea também divulgou uma atualização, conforme disponibilizada a seguir:

“A LATAM Airlines Brasil informa que concluiu a remoção da sua aeronave em Chapecó (SC). Na segunda-feira (31/03), o avião do voo LA3276 (Guarulhos-Chapecó) ultraou o limite da pista do aeroporto catarinense durante o pouso. Não houve feridos. Como consequência do ocorrido, a LATAM precisou cancelar os seguintes voos:

– LA3277 (Chapecó-Guarulhos) de 31/03

– LA3278 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04

– LA3279 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04

– LA3822 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04

– LA3823 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04

A LATAM Airlines Brasil está comunicando e oferecendo toda a assistência necessária aos clientes impactados, que serão reacomodados em outros voos.”

O momento do início da movimentação do Airbus A319 pode ser visto novamente na tela a seguir, retrocedendo a gravação até 06h58 da manhã na live do canal Portal Chapecó:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

FAB celebra Aviação de Patrulha, a linha de frente na defesa...

0
Atuando 24 horas por dia, a Aviação de Patrulha cobre mais de 13 milhões de km² e é peça-chave na defesa do mar territorial brasileiro.