Culpando as restrições de peso das aeronaves, a Air India proibiu que alguns de seus voos levassem a “água sagrada” dos muçulmanos. ageiros ficaram indignados.
A Air India voltou atrás em sua decisão e disse nesta terça-feira (9) que os peregrinos que retornam de Meca depois do Hajj poderão levar a água benta do poço Zamzam dentro da franquia de bagagem permitida.
O poço de Zamzam está localizado em Meca, na Arábia Saudita, e muitos peregrinos do Hajj trazem a água sagrada do poço para a família e os amigos. O problema é que os peregrinos costumam levar para casa galões de 5 litros ou mais, causando um peso extra.
Em 4 de julho, a equipe da Air India em Jeddah escreveu para todos os agentes de viagens informando que até 15 de setembro, devido a mudança de aeronaves e limitação de assentos, não seriam permitidos galões de Zamzam nos voos diários AI966 (Jeddah-Hyderabad-Mumbai ) e AI964 (Jeddah-Cochin).

A decisão causou furor e indignação entre os ageiros muçulmanos, que são a maioria desses voos, principalmente nessa época do ano.
Dada a repercussão negativa, nesta terça-feira (9) a empresa indiana tuitou: “Com referência às instruções relativas ao não transporte de latas de Zamzam, no AI966 e AI964, queremos esclarecer que os ageiros estão autorizados a transportar a água de Zamzam dentro de sua franquia de bagagem permitida. Por favor, aceitem nossas desculpas pelo inconveniente causado”.
#FlyAI : With reference to instructions regarding non carriage of Zamzam cans, on AI966 and AI964, we wish to clarify that engers are allowed to carry Zamzam cans within their permissible baggage allowance.
Please accept our apologies for the inconvenience caused.— Air India (@airindiain) 9 de julho de 2019
Mais tarde, a Air India também divulgou um comunicado, permitindo uma franquia extra para a água Zamzam. Assim disse a empresa:
“A franquia de bagagem em todos os voos comerciais operando fora da Arábia Saudita é uniformemente 40 kg. Será concedida uma permissão especial de 5 kg aos ageiros, para que possam levar seus galões de Zamzam. Este subsídio especial é exclusivamente para Zamzam).
Nessa época do ano, os voos para Arábia Saudita são realizados com aeronaves Boeing 747 e 777.
Da Wikipedia: O poço de Zamzam (poço Zamzam, ou apenas Zamzam ou Zenzem; em árabe: زمزم, significando «copioso» ou «abundante») é um poço considerado sagrado, localizado em Meca, a poucos metros ao leste da Caaba, Arábia Saudita. Possui 35 metros de profundidade e é coberto por uma cúpula. Segundo a crença islâmica este poço foi aberto pelo Anjo Gabriel, para salvar Agar e seu filho Ismael de morrer de sede no deserto, por isso também é conhecido pelo nome de Poço de Ismael. Milhões de peregrinos visitam o poço a cada ano durante a realização do Haje, e bebem água dele extraída, considerada medicinal.[1]