window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Após convênio com a PMMG, Uberlândia realiza primeiro transporte aeromédico com helicóptero AS350

Imagem: Prefeitura de Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia (MG) realizou, na quinta-feira (3), o primeiro atendimento aéreo com o helicóptero AS350 Esquilo, de matrícula PP-EJN, designado Pégasus, após a do convênio estabelecido com a Polícia Militar de Minas Gerais.

A aeronave realizou o transporte de dois pacientes classificados com demandas de alta complexidade entre o Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

O pouso do helicóptero ocorreu por volta das 15h30 no estacionamento do Hospital Municipal. A aeronave estava tripulada por dois militares da 2ª Base Regional de Aviação do Estado (Brave) e dois integrantes do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).

A equipe transportou um paciente do sexo masculino, de 71 anos, que necessitava de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em seguida, levou outro paciente, de 81 anos, para a colocação de um marcao, procedimento realizado exclusivamente no HC-UFU.

O deslocamento entre as unidades hospitalares levou, em média, três minutos — tempo inferior à média prevista de cinco minutos. Caso o transporte fosse feito por via terrestre, o trajeto levaria aproximadamente 25 minutos. “O transporte aeromédico de hoje marca o início da nossa parceria, com o objetivo de garantir mais agilidade no atendimento médico. É um grande avanço para a população de Uberlândia na redução do tempo de resposta”, afirmou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.

Com o helicóptero Pégasus da Polícia Militar, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Siate, a a ter condições de oferecer um atendimento mais rápido, especialmente em situações críticas que exigem urgência e ocorrem em locais de difícil o, como áreas rurais, regiões com estradas não pavimentadas ou com obstruções. Trata-se de um diferencial na assistência médica regional.

A parceria que permite o uso do Pégasus pelo Siate foi autorizada para ser estruturada pelo Governo de Minas em agosto do ano ado, ainda durante a gestão de Odelmo Leão e Paulo Sérgio.

Desde então, as tratativas avançaram, e o convênio foi efetivado e assinado pelo Município com a Polícia Militar no início deste ano, por meio da 2ª Base Regional de Aviação do Estado (Brave). O modelo de operação do serviço foi apresentado pelo prefeito Paulo Sérgio e pelo governador Romeu Zema no último dia 31 de março, sendo agora consolidado com este primeiro atendimento.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias