window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Após decolar de Guarulhos, o gigante Airbus A380 fica rodando por 50 minutos e é desviado de volta à origem

Airbus A380, igual ao envolvido no retorno de hoje

O maior modelo de avião de ageiros do mundo, o Airbus A380, que opera diariamente no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, precisou ser levado de volta à origem do voo após ter decolado na madrugada de hoje, 22 de maio.

Os momentos da decolagem e do pouso são mostrados no vídeo a seguir, gravado pelas câmeras ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo”. Abaixo da gravação, leia mais informações.

De matrícula A6-EVM, o gigante jato de dois andares da empresa árabe Emirates partiu à 01h45 para o voo EK-262, de cerca de 14 horas, que seguiria até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Porém, após 15 minutos desde a partida, os pilotos colocaram a aeronave em trajetórias circulares de espera (órbitas), nas proximidades do litoral norte de São Paulo, a 18 mil pés de altitude (cerca de 5.480 metros).

Imagem: AirNav Radar

O A380 foi mantido por 50 minutos no procedimento, até que os pilotos o direcionassem de volta para pouso no Aeroporto de Guarulhos. A aterrissagem, pela cabeceira 10L, ocorreu às 03h23, sem intercorrências e sem nenhum reporte de urgência ou emergência.

Após o avião livrar a pista, o controlador de tráfego aéreo perguntou se seria necessário algum auxílio, e o piloto respondeu que não, que poderia taxiar normalmente até o pátio.

Assim, somente pelas comunicações na frequência da Torre Guarulhos não é possível ter alguma informação sobre qual foi o motivo do retorno. Entretanto, segundo pessoas envolvidas com a operação, o A380 teria apresentado falha que não permitiu o correto recolhimento do trem de pouso.

O A6-EVM continua no solo até essa manhã de quinta-feira. O AEROIN trará atualização caso mais detalhes se tornem conhecidos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Helicóptero Black Hawk do Afeganistão

Peru recebe três helicópteros Black Hawk dos EUA; um veio do...

0
A Polícia Nacional do Peru (PNP) recebeu três helicópteros Black Hawk doados pelo governo americano, e um veio do Afeganistão.