
Imagens feitas por entusiastas no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), assim como históricos de rastreamento online de voos, mostram que um avião Ilyushin IL-76 pousou no Brasil na quinta-feira, 14 de novembro, após a empresa aérea que o opera ter sido negada a operar no país por questões de segurança.
Segundo informações às quais o AEROIN teve o, a Flysky, baseada no Quirguistão, foi contratada para utilizar um de seus aviões cargueiros IL-76 para trazer as bagagens da delegação dos Emirados Árabes Unidos, em função das atividades da reunião da cúpula do G20 no Rio.

Porém, após ser feita a solicitação de aprovação para operar no Brasil, inicialmente a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi por negar o pedido, uma vez que todas as empresas aéreas certificadas pelo Quirguistão estão na Air Safety List (ASL) da União Europeia, indicando que não cumprem com os requisitos mínimos de segurança da aviação.
Mesmo assim, parece ter havido alguma autorização excepcional para a Flysky, uma vez que seu avião de matrícula EX-760003 chegou ao Aeroporto do Galeão por volta das 04h00 da madrugada de ontem, 14 de novembro. O IL-76TD, um avião de 30 anos de idade, partiu dos Emirados Árabes na manhã da quarta-feira, 13 de novembro, segundo o histórico das plataformas de rastreamento online.





Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.