
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou uma série de acordos comerciais com os Emirados Árabes Unidos, totalizando mais de US$ 200 bilhões. Destaca-se nesse pacote um compromisso de US$ 14,5 bilhões firmado entre a Boeing, GE Aerospace e Etihad Airways, conforme comunicado oficial da Casa Branca.
E nessa sexta-feira, 16 de maio, a Etihad Airways, companhia aérea com sede em Abu Dhabi, confirmou a encomenda de 28 aeronaves de fuselagem larga da Boeing, incluindo os modelos 787 e 777X, equipados com motores da GE.
As entregas previstas dessas aeronaves começam a partir de 2028. A Etihad, que atualmente opera uma frota de cerca de 100 aeronaves, planeja uma expansão significativa: adicionar entre 20 a 22 novas aeronaves este ano e ampliar sua frota para mais de 170 aviões até 2030. Essa estratégia está alinhada aos esforços de Abu Dhabi para diversificar sua economia.
A Casa Branca salientou a importância do 777X de nova geração nas operações futuras da Etihad e seu papel crucial na robusta colaboração bilateral em aviação.
O acordo acontece dois dias depois que um enorme pedido de aviões foi anunciado por Trump e a Qatar Airways, para até 210 unidades.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.