
Após uma enxurrada de críticas e panes em dois dias seguidos, a Luftwaffe decidiu aposentar de vez o Airbus A340 da frota VIP. Junto a isso, a viagem da Ministra das Relações Exteriores para a Oceania teve que ser cancelada, já que o jato Airbus A340-300 deu duas panes de flaps seguidas após a decolagem.
Como mostramos aqui, a primeira pane já criou uma polêmica, já que o avião ficou por quase duas horas dando voltas em círculos para queimar combustível atentes de realizar o pouso dentro do peso seguro, que não danificasse o equipamento.
A viagem já era criticada pela oposição e também por ambientalistas, por causa do gasto, segundo eles desnecessário, além da poluição gerada pelo deslocamento, que foi aumentado com o problema após a decolagem de Abu Dhabi.
Na segunda tentativa de saída dos Emirados Árabes Unidos para Canberra, na Austrália, o problema no flap voltou a aparece, e o jato voltou, com a viagem para a Oceania da Ministra cancelada.
Logo em seguida a Luftwaffe emitiu um comunicado informando que irá aposentar assim que possível os jatos A340-300, e que estavam previstos para começar a dar baixa a partir do mês que vem até o ano que vem. Com a saída destes aviões, a Luftwaffe contará apenas com o Airbus A350-900 XWB para voos intercontinentais de representantes de estado.
Mit den #A350 stehen der Flugbereitschaft robuste und moderne Flugzeuge für die Langstrecken zur Verfügung.
— Team Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) August 15, 2023
Wir werden die beiden #A340 so schnell wie möglich, d.h. in den kommenden Wochen vorzeitig außer Dienst stellen.
Die beiden Airbus A340 sollten ursprünglich im September… pic.twitter.com/P7HP3APex1