window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Arajet planeja adicionar quase 20 novas rotas internacionais a partir do Aeroporto de Punta Cana

A companhia aérea de baixo custo Arajet, sediada na República Dominicana, planeja ampliar sua rede de rotas ao adicionar quase 20 novas rotas internacionais a partir do Aeroporto Internacional de Punta Cana.

A empresa, que opera um hub em Santo Domingo, pretende abrir uma base em PUJ em novembro, após estabelecer uma aliança com o operador do aeroporto, o Grupo PuntaCana.

Como informou o Aviation Week, antes do lançamento planejado, a Arajet solicitou à Junta de Aviación Civil, a autoridade de aviação civil da República Dominicana, direitos para operar 19 rotas internacionais, incluindo voos para pontos na Argentina, Canadá, Colômbia e Peru.

A iniciativa fará de Punta Cana a segunda base da Arajet, ao lado de seu principal hub no Aeroporto Internacional Las Americas, de Santo Domingo, que atende à capital do país. A companhia aérea também opera alguns serviços a partir do Aeroporto Internacional Ciabo, em Santiago de los Caballeros, na parte norte do país.

A solicitação abrange os seguintes destinos: Aruba, Bogotá, Buenos Aires, Cancún, Cartagena, Curaçao, El Salvador, Guatemala, Guayaquil, Kingston, Lima, Cidade do México, Montreal, Quito, San Jose, Saint Martin, Santiago, São Paulo e Toronto. O pedido da Arajet será avaliado em uma reunião em 17 de julho.

Se a empresa for bem-sucedida em garantir os direitos para todos os 19 destinos e lançar as rotas, ela enfrentará competição em 12 deles em uma base cidade a cidade. De acordo com o OAG Schedules Analyser, os sete destinos sem serviço direto de Punta Cana no momento são Cancún, Cartagena, El Salvador, Guatemala, Kingston, Cidade do México e San Jose.

Além da expansão planejada a partir de Punta Cana, a Arajet também planeja lançar suas primeiras rotas para os EUA ainda este ano. A companhia aérea solicitou ao Departamento de Transporte dos EUA permissão para iniciar voos para o país em março de 2023, delineando planos para começar a servir Nova York, Miami e San Juan, Porto Rico.

Suas ambições foram recentemente impulsionadas quando a República Dominicana e os EUA concluíram negociações para um acordo de céus abertos, marcando o fim de 25 anos de conversações para melhorar o atual acordo bilateral de transporte aéreo. Os respectivos governos agora trabalharão para colocar o acordo proposto em vigor.

A Arajet opera uma frota de 10 aeronaves Boeing 737-8, com outras 19 encomendadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias