
O disparo de uma arma de um ageiro em uma área de segurança do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson em Atlanta, nos Estados Unidos, causou pânico generalizado nos ageiros na tarde do último sábado, dia 20 de novembro.
De acordo com informações da CNN, o incidente ocorreu por volta das 13h30 (horário local) quando um “item proibido” foi detectado na bagagem de um ageiro durante o exame de raio-X.
Após a equipe de segurança do aeroporto identificar algo “estranho”, a bagagem foi encaminhada para uma averiguação.
“Durante a averiguação, o ageiro se lançou contra sua bagagem, agarrando uma arma de fogo que estava localizada lá dentro, que acabou disparando acidentalmente”, diz Robert Spinden, diretor de segurança federal da istração de Segurança de Transporte da Geórgia em uma entrevista coletiva. “O ageiro então fugiu do posto de controle de segurança por uma via de saída com sua arma de fogo”.
“Temos sorte de que, quando a arma de fogo disparou, ninguém ficou gravemente ferido”, disse Spinden. Apesar de ninguém ter sido ferido no disparo da arma, três pessoas ficaram feridas durante a evacuação.
Em vídeos nas mídias norte-americanas e nas redes sociais, é perceptível o caos instalado no aeroporto após o barulho do disparo:
Bruh this is going on right now at the Atlanta airport!!! pic.twitter.com/fA3QwszuRn
— JamariJonesATL (@JamariJones_ATL) November 20, 2021
Reports of active shooting @ Hartsfield Atlanta. Airport officials say it was an accidental discharge but I just talk to 2 cops who said it is definitely an active shooter & not yet resolved. My mom & my Sis are being held at the gate. If anybody knows anything please post pic.twitter.com/OXehUoP39u
— Cynia Criscuolo (@cyniacriscuolo) November 20, 2021
O individuo que portava a arma é um criminoso condenado, e a polícia está perseguindo ativamente o autor após o disparo.
“Pegamos mandados de busca por porte de arma escondida em um aeroporto comercial, porte de arma de fogo por um criminoso condenado, disparo de arma de fogo e conduta imprudente”, disse o comandante da delegacia do aeroporto do Departamento de Polícia de Atlanta, Reginald L. Moorman.
E não somente os ageiros no terminal foram afetados com o incidente, mas os aviões prestes a decolar também. De acordo com a istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation istration), uma paralisação em solo foi imposta a todos os voos que decolariam no aeroporto, mas logo foi suspensa.