
A Atech, empresa do Grupo Embraer, informa que será um dos destaques de um evento focado no mercado de navegação aérea, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de março no Palexpo Exhibition Centre, em Genebra, na Suíça.
Durante o Airspace World, a companhia mostrará suas soluções para a gestão e controle do espaço aéreo, além de realizar uma apresentação dedicada no Teatro Wing, no dia 08/03 às 13h30, com o tema “ATM 2030: The Next Decade Starts Now”.
Em seu estande será possível conferir os produtos com forte atuação no mercado internacional, como o Skyflow (ATFM) e Leo (IFPS) implementados na Índia e desenvolvidos para atender às demandas do cenário indiano, e alinhados às normas da Eurocontrol.
No Brasil, a Atech, em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), é responsável pelo desenvolvimento e evolução dos principais sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM), tais como:
– Controle de Área (ACC);
– Controle de Aproximação (APP);
– Gerenciamento de Fluxo (ATFM);
– Gerenciamento de Mensagens Aeronáuticas (AMHS);
– Banco de Informações Meteorológicas (OPMET); e
– Serviço Remoto de Informações de Voo (R-AFIS), incluindo a Centralização de Planos de Voo, que unificou o trâmite de todos os planos de voo do Espaço Aéreo Brasileiro.
Vale destacar os dois sistemas da Força Aérea Brasileira (FAB) premiados com o Selo de Modernização do Estado, concedido pelo governo federal brasileiro: os aplicativos FPL-BR e FPL-BR – EFB (Electronic Flight Bag), desenvolvidos pela Atech em parceria com a CISCEA.
O primeiro é utilizado para elaboração, tramitação, validação, envio e atualização de mensagens de plano de voo, enquanto o segundo é responsável pela disponibilização de informações Aeronáuticas e Meteorológicas, on-line e off-line, utilizadas por pilotos a bordo de aeronaves.
“A Atech possui uma trajetória bem-sucedida no desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento de navegação aérea. Sua expertise contribuiu para colocar o Brasil na vanguarda da gestão de tráfego aéreo, e hoje o nosso País é uma referência internacional nesta área”, disse o Presidente da Atech, Rodrigo Persico.