Início Controle de Espaço Aéreo

Atech, empresa do grupo Embraer, participa da Airspace World 2025 em Lisboa, Portugal 372t3q

37395y

Imagem: Divulgação – Atech

A Atech, empresa do grupo Embraer, informa que está destacando seus produtos para ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo), um conjunto de soluções para gerenciamento e controle do espaço aéreo, na Airspace World 2025 – Feira Internacional de Lisboa, que ocorre de 13 a 15 de maio.

Entre as novidades, a empresa apresenta seu mais recente caso de sucesso: a Plataforma Única de Gestão de Tráfego Aéreo (SingleATM Platform – Single Air Traffic Management Platform) e o Sistema Integrado de Planejamento de Voo e Gerenciamento de Fluxo (IFPPMS – Integrated Flight Plan and Flow Management System), que está em operação plena desde 2024.

Ambos os sistemas foram desenvolvidos em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o provedor de serviços de navegação aérea (ANSP) do Brasil.

SingleATM Platform

A SingleATM Platform é uma estrutura de hardware e software para hospedar sistemas críticos de ATM, baseada em serviços e arquitetura aberta, sustentada por cinco pilares: capacidade, eficiência, ambiente operacional, segurança operacional e segurança de software.

Essa plataforma tem como objetivo reduzir os custos de expansão, integração e manutenção, além de aumentar a interoperabilidade entre os sistemas de ATM. Ela também eleva o nível de cibersegurança dos sistemas ATM, atendendo aos padrões internacionais.

A SingleATM Platform pode ser hospedada em hardware local (on-premises) ou em nuvem privada ou pública.

IFPPMS

Os provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs) precisavam oferecer às companhias aéreas comerciais e à aviação geral uma forma tecnológica e simplificada de planejar e preencher seus planos de voo. Ao mesmo tempo, era necessário garantir que esses planos estivessem em conformidade com os regulamentos da ICAO e normas nacionais, ando por todas as etapas de aprovação e sendo viáveis para as operações diárias de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM – Air Traffic Flow Management).

Além disso, era essencial fornecer a todos os envolvidos na aviação a mesma consciência situacional sobre o status dos planos de voo. Para atender a esse desafio, a Atech desenvolveu o IFPPMS, que está em plena operação desde 2024, aumentando a eficiência no processamento de planos de voo e no gerenciamento de fluxo para todo o espaço aéreo brasileiro.

Mobilidade Aérea Avançada (AAM)

Entre as soluções em exibição, está a Mobilidade Aérea Avançada (AAM – Advanced Air Mobility) para o gerenciamento de operações de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (UATM – Urban Air Traffic Management), desenvolvida em parceria com a Eve Air Mobility – uma subsidiária da Embraer.

Sempre em busca de inovação e na construção de um ecossistema mais seguro, sustentável e eficiente, a Atech, recentemente, liderou o primeiro delivery dos Correios por drones, em Curitiba, no Paraná. Esse marco evidencia mais a realidade em que veículos não tripulados possam fazer parte do dia a dia das cidades, revolucionando a mobilidade e a entrega de mercadorias.

Informações da Atech