
No dia 3 de março, um Embraer 135 da SJL Aeronáutica (com matrícula angolana D2-FIA) realizava um voo entre Kinshasa e Lubumbashi, ambas cidades da República Democrática do Congo, quando teve problemas na hora do pouso, vindo a percorrer toda a extensão da pista e a parar numa área próxima da cabeceira.
O avião saiu da pista e foi parar em um milharal. Apesar do acidente, todos os 33 ageiros e tripulantes evacuaram com segurança. O avião, por sua vez, sofreu danos substanciais.
SJL Aeronáutica Embraer 135 overruns the runway while landing at Luano International Airport in Lubumbashi, DRC. All engers and crew evacuated safely. pic.twitter.com/wh0YIGy9PV
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) March 3, 2023
Uma filmagem que apareceu nas redes sociais mostra o momento em que a aeronave está fora da pista, sendo atendida pelos bombeiros.
“O avião, que já estava na pista, inclinou repentinamente para o lado, como se houvesse um problema e o piloto não conseguisse parar, terminamos a corrida longe da pista. Há alguns ferimentos leves. Tivemos que caminhar até onde havia duas ambulâncias nos esperando”, explicou o ageiro, segundo relatos da mídia.
Ainda não há detalhes disponíveis que indiquem o que possa ter ocorrido com a aeronave no momento da aterrissagem. Uma investigação foi aberta e está sendo liderada pelas autoridades da República Democrática do Congo.
SJL Aeronautica Embraer E-135 (D2-FIA, built 2000) overran the end of the runway at Lubumbashi (FZQA) Endingen on Software ground in a corn field. All 33 engers remained safe. https://t.co/glNOXxJ2eS pic.twitter.com/LeFjszbHZo
— JACDEC (@JacdecNew) March 3, 2023