
O Estado de Sant Catarina, a União e o município de Navegantes deram um grande o na busca por uma solução para o futuro do Aeroporto de Navegantes e a reivindicação da construção de uma segunda pista.
Em uma nova audiência de conciliação realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), ficou acordado que será contratado um estudo para definir os critérios a serem utilizados no Programa de Melhoria de Infraestrutura (PMI), proposta que a concessionária deve apresentar periodicamente, relatando as condições atuais do aeroporto e os investimentos necessários para o futuro.
“Desde o início de 2023, estamos comprometidos com essa demanda da região, que é a construção de uma nova pista para permitir a ampliação das operações do aeroporto. Esse é mais um o importante para a segunda pista. O Governo do Estado seguirá acompanhando até conseguirmos concretizar essa importante obra de infraestrutura para o nosso Litoral Norte”, disse o governador Jorginho Mello.
“Esta decisão é muito importante, pois, até agora, sentimos a falta de critérios técnicos para estabelecer aquilo que Santa Catarina vem reivindicando. Os critérios serão revistos e reavaliados. O contrato atual da concessão não tem essa clareza, e este estudo poderá apontar os gatilhos necessários para a ampliação do aeroporto”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.
Conforme acordado na audiência realizada em Brasília nesta segunda-feira, 31 de março, os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos terão 90 dias para definir quais critérios deverão integrar o estudo, como demanda de cargas e ageiros, impacto na operação do complexo portuário, entre outros.
“Vamos deixar de lado critérios políticos e, agora, teremos critérios técnicos. Isso é muito importante para a definição da segunda pista e para que possamos resolver as indenizações que estão pendentes há décadas no município”, acrescentou o prefeito de Navegantes, Liba Fronza.
Também participaram da audiência o procurador-geral de SC (PGE-SC), Márcio Vicari, e a secretária de Articulação Nacional (SAN), Vânia Franco.
Leia mais: