
Uma imagem registrada a bordo de uma aeronave, durante um voo doméstico de ageiros no Vietnã, alertou as autoridades locais, que abriram uma investigação para apurar como uma senhora conseguiu embarcar com uma grande faca pontiaguda de cerca de 20 centímetros, apesar de toda a triagem de segurança nos aeroportos.
OLHA A FACA – Na foto, a mulher é vista usando a faca para descascar frutas durante o voo. Apesar da inocência do gesto, portar tal objeto numa aeronave comercial significa uma violação grave dos regulamentos de segurança e proteção ao voo.
Por conta disso, a Vietnam Airways, a Autoridade Aeroportuária do Sul e o Tan Son Nhat Aviation Security Center disseram na segunda-feira (19), ao jornal Tuoi Tre, que estavam lidando com o caso, registrado no voo VN-208 que decolou de Ho Chi Minh City para Hanói na manhã do mesmo dia. Um representante do centro de segurança do aeroporto disse que está coordenando com outras agências o esclarecimento e fará um anúncio oficial nos próximos dias.
O ato da mulher foi relatado aos comissários de bordo por um ageiro, Luu Van Long, que fotografou a mulher segurando a faca e disse que ficou chocado ao vê-la usando-a para cortar frutas logo após o avião decolar, naquela manhã.
“Eu me perguntei por que a mulher conseguiu trazer a faca a bordo do avião”, disse Long. “Eu apertei um botão para chamar um comissário de bordo e relatei o ocorrido.” Um membro da tripulação então se aproximou da mulher, deu-lhe um aviso e temporariamente apreendeu a faca dela, contou Long.
FALHA DE SEGURANÇA – A Autoridade de Aviação Civil do Vietnã disse que ordenou uma investigação sobre por que a faca não foi detectada pela equipe de triagem de segurança do aeroporto. De acordo com os regulamentos atuais, as facas estão na lista de itens perigosos proibidos de entrar nas áreas restritas do aeroporto e na cabine da aeronave.
Especificamente, os ageiros estão proibidos de transportar na bagagem de mão navalhas, facas de papel, facas com lâminas com mais de seis centímetros e facas com cabo e lâmina com mais de 10 centímetros de comprimento. No Vietnã, os infratores estão sujeitos a uma multa de US$ 299 a 428.
Quanto aos oficiais de segurança da aviação que não descobrirem tais itens, eles serão obrigados a pagar uma multa de até US$ 428 e também poderão ter sua licença profissional cassada.