
O Governo de Santa Catarina informou neste domingo, 24 de setembro, que o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, da cidade de Jaguaruna, no litoral sul do estado, terá um investimento que aumentará a segurança da pista de pousos e decolagens.
Por meio da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o governo catarinense foi autorizado a realizar a licitação para a contratação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI, sigla em inglês para Precision Approach Path Indicator), para a cabeceira 23.
Com essa obra, as duas cabeceiras terão este importante equipamento que orienta a rampa ideal de aproximação para pouso aos pilotos.
“Mesmo enquanto aguardamos a conclusão do processo de concessão do Aeroporto de Jaguaruna, seguimos com investimentos importantes que ampliarão a segurança dos ageiros”, afirma o secretário de Portos, Beto Martins.
O investimento para a instalação deste segundo PAPI é de R$ 648 mil, com R$ 600 mil da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O prazo para a execução dos trabalhos é de 180 dias após a finalização da licitação e o projeto que será contratado já foi analisado pela Aeronáutica e autorizado para ser licitado e executado.
O governo catarinense destaca que a realização da obra não vai interferir na operação dos voos de ageiros do Aeroporto.