
O Comando Militar do Norte (CMN), criado para multiplicar as ações do Exército Brasileiro (EB) na Amazônia Oriental, informa que helicópteros da Aviação do Exército Brasileiro (AvEx) serão empregados no Exercício CORE23 (Combined Operations and Rotation Exercises, ou Operações Combinadas e Exercícios de Rotação).
Serão 11 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx, dos 1º e 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) de Taubaté (SP) e do Destacamento de Aviação, sediado em Belém (PA).



Os deslocamentos das aeronaves até os estados do Pará e Amapá começaram em outubro e envolvem 108 militares da Aviação do Exército. Entre as missões de apoio que serão desempenhadas pela AvEx estão o transporte de tropas brasileiras e americanas, assalto aeromóvel, transporte de carga externa, salto livre operacional, entre outras missões.
Como mostrado previamente pelo AEROIN, tropas dos Estados Unidos começaram a chegar à região Norte no final de outubro, incluindo pouso do grande avião militar C-17 Globemaster em Belém.