window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aviação Naval brasileira atua em operação conjunta com a França no litoral do Ceará

Imagem: Marinha do Brasil

O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) reportou nesta semana que, no período de 16 de março a 6 de abril, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) participou da Operação “Jeanne D’Arc 2025”, um exercício planejado pela Marinha do Brasil em conjunto com a Marinha Nacional da França, realizado no litoral da cidade de Fortaleza, no Ceará.

Segundo o ComForAerNav, dentre os diversos exercícios realizados, destacam-se uma Operação Anfíbia, que simula um desembarque militar a partir do mar, utilizando embarcações de assalto e veículos anfíbios, e uma Operação de Evacuação de Não Combatentes, destinada a resgatar civis ou militares não envolvidos em um conflito, garantindo sua segurança em cenários de crise.

Nessa comissão, foi empregada uma aeronave do modelo AH-15B, que realizou transporte istrativo, desfile aéreo e apoio aéreo, demonstrando sua capacidade multifuncional em evacuações aeromédicas, busca e salvamento, e e às tropas em terra.

A oportunidade de atuar em uma comissão operativa com militares de outro país permitiu reforçar a interoperabilidade entre as forças e fortalecer as relações estratégicas entre Brasil e França, além de demonstrar a versatilidade e o profissionalismo dos integrantes do Esquadrão HU-2.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias